segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aos devotos de SãoDomigos sávio


AOS DEVOTOS DE SÃO DOMINGOS SÁVIO

São Domingos Sávio - Estudante

1842 – 1857

Estudante salesiano, pupilo de São João Bosco

Comemoração: 5 de março

São Domingos Sávio nasceu em Riva de Chieri, Itália, no dia 2 de abril de 1842. Filho de um ferreiro e de uma costureira, foi aluno de São João Bosco e um dos primeiros colaboradores na obra salesiana. Morreu aos quinze anos, já amadurecido na fé e no amor que devotava a Deus, a Nossa Senhora e à Eucaristia. Sua morte se deu em Mondônio, no dia 9 de março de 1857. Dom Bosco escreveu sua vida mostrando como Domingos Sávio colaborou com a graça de Deus: cumpriu seus deveres e se dedicou ao serviço do próximo com zelo e despojamento de si, desejando ardentemente a santidade de vida. Dom Bosco conta a morte de Domingos Sávio comparando-o a um pássaro que voa para o céu. Estava ele doente na casa do pai, quando disse: " Querido pai, chegou a hora. Pegue no Jovem cristão (livro de orações) e leia a ladainha da boa morte..." Domingos repetia com voz clara e distinta todas as palavras... Pareceu conciliar o sono. Pouco depois despertou e com voz clara e alegre, disse: - Adeus, pai, adeus! Oh! que coisas tão lindas estou vendo! Sorriu com rosto celestial e expirou com as mãos cruzadas sobre o peito e sem fazer o menor movimento.


Ó Deus, só vois sois santo e sem vós ninguém pode ser bom.

Pela intercessão de São Domingos Sávio, daí-nos viver de tal modo, que não sejamos despojados da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Domingos Sávio - Protetor dos Jovens

São Domingos Sávio nasceu em Riva de Chieri, Itália, em 2 de abril de 1842, era filho de um ferreiro e uma costureira. Sua receita de fé era simples, pregava a execução com os deveres da Igreja, a submissão a Deus e a dedicação de amor ao próximo. Esta formula já era fruto de uma frase sua, dita no ato de sua primeira comunhão, quando tinha apenas sete anos: "ANTES MORRER DO QUE PECAR". Essa idéia o seguiu até o final de sua vida.

São Domingos Sávio, foi aluno de Dom Bosco e um dos primeiros colaboradores na obra salesiana, cumpriu seus deveres dedicando-se ao serviço do próximo com zelo e despojamento de si, desejando ardentemente a santidade de vida.

Uma das mais belas passagens da vida desse pequeno gigante da fé foi com apenas 10 anos de idade, quando se responsabilizou por um erro cometido por um colega seu. Quando o delito foi descoberto, causou espanto à maioria dos professores que o conheciam, e quando questionado o por que havia encoberto o erro de seu colega ele respondeu que, como seu amigo já tinha vários precedentes e com mais aquele seria expulso da escola, ele preferia assumir a culpa, já que sobre ele não havia outras acusações.

Com essa atitude, ele desejava garantir a possibilidade de recuperação do outro jovem que, certamente, ao lado de Dom Bosco poderia ser conseguida e consolidada.

São Domingos Sávio morreu em Mondônio, no dia 09 de março de 1857 e Dom Bosco relata a morte deste menino comparando-o a um pássaro que voa para o céu. Estava ele doente na casa do pai, quando disse: "Querido pai, chegou a hora. Pegue no Jovem cristão (livro de orações) e leia a ladainha da boa morte... "Domingos repetia com voz clara e distinta todas as palavras... Pareceu conciliar o sono. Pouco depois despertando disse: - Adeus, pai, adeus! Oh! Que coisas tão lindas estou vendo! E morreu tranqüilamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário